07 janeiro 2009

TPS, Toyota Way, Just in Time...

Depois de 3 meses no Japão, acho que finalmente caiu a ficha.
Depois de ralar por mais de 6 anos na faculdade e durante o ultimo ano do curso de engenharia de produção, você ouvir falar sobre Toyota pelo menos 2 vezes por dia, caiu a ficha de que eu estou onde tudo o que vi na faculdade começou.





Caiu a ficha que estou na matriz da Toyota Mundial. Quantas pessoas no Brasil ou no mundo tiveram a chance de trabalhar e estudar aqui? Quanto isso vale como experiência profissional? Depois de ralar muito, mudar de emprego varias vezes, acho que dessa vez consegui o que queria.






Sempre quis trabalhar na Toyota, mas nunca me passou pela cabeça que um dia eu chegaria ao ponto em que estou aqui. Sendo treinado e aprendendo a trabalhar em duas linhas que irão enviar peças para os Estados Unidos. Acima de tudo com a qualidade Toyota.




A pressão é grande, eu reconheço que tenho medo mesmo. Aqui para cada linha você tem pelo menos 2 ou 3 pessoas responsáveis, cada uma com sua especialidade, matrizes, maquinas, robôs... E eu aqui, tendo que ver praticamente tudo das duas linhas ao mesmo tempo.
Mas por enquanto, vou levando, tentando aprender o máximo possível, aturando o mau-humor dos japas e tentando passar essa temporada longe da família e dos amigos da forma mais proveitosa possivel.

Um comentário:

Unknown disse...

GAAAAMBAREEEEE KONOYAROOooOOoooOO!


dsdasdsadsadd

Mas é outra coisa qdo cai a ficha mesmo...

Realizar um sonho...faz tudo valer a pena...

ussu-suu-su zé