30 maio 2007

Izumi Sakai, Eien

Segunda-feira, quando estava procurando músicas para baixar depois do curso, vi a notícia... A vocalista do grupo ZARD, Izumi Sakai havia falecido no sábado, com a morte divulgada no domingo...
Sempre há especulações sobre suicídio, já que ela estava com câncer, e o cenário e situação do acidente remetem a muitas dúvidas...


Esse foi um dos poucos grupos que posso dizer que fui fã mesmo, ao lado do X, Buck-Tick, Checkers... Quando fui ao Japão pela primeira vez, levei uma listinha de todos os singles e albuns que ainda não tinha e completei minha coleção de cds dela. Depois de um tempo, começaram a soltar somente albuns Best, ai parei de comprar.

Estranho, todo mundo sabia o nome dela, mas sempre falávamos A ZARD e não O ZARD, já que é um grupo. Sempre falávamos como se ZARD fosse uma pessoa, e não somente a Izumi Sakai. Talvez pelo fato de que os membros do grupo foram se alternando, e ela se tornou o único membro do grupo original.

Foi um dos primeiros grupos que ouvi de música japonesa, não sendo músicas de anime. Essas músicas me ajudaram muito no aprendizado de Japonês e vira e mexe era assunto do pessoal em conversas.

Das antigas posso citar que eu e o Keizo tinhamos, sempre falando que até as segundas músicas dos singles eram muito boas, pois normalmente essas são só pra encher o single. E elas não saiam nos albuns, assim nós compravamos todos os singles também para ter essas músicas.

Mais recente foi uma conversa que tive com a Ju, não faz nem um mês, acho. Estávamos conversando que todo mundo gosta de ZARD, mas quase ninguém canta as músicas dela no karaokê.

Os fãns irão se despedir em uma cerimônia a ser realizada em:
  • Data: 27 de junho de 2007 (quarta-feira)
  • Horário: a ser confirmado
  • Local: Aoyama Sougisho (http://www.aoyamasougisho.jp/)
  • Tokyo-to, Minato-ku, Minami Aoyama 2-33-20
  • Informações: (03) 3479-2371
Bom, fica aqui minha homenagem à Izumi Sakai. Segue um pouco sobre ela e um vídeo da reportagem sobre o local do acidente.

A vida de Izumi Sakai, do grupo de rock ZARD, sempre foi envolta em mistério, pois a cantora não gostava de aparecer em público e pouco revelava de sua intimidade.

Izumi, que se chamava na vida real Sachiko Kamachi, começou trabalhando como recepcionista de empresa para acabar virando ídolo musical.

Dona de uma voz cristalina e ritmo próprio, Izumi marcou a década de 90, junto com artistas como B´z, WANDS e T-BOLAN.

A primeira vez que Izumi apareceu em público foi há três anos, em uma turnê musical pelo país.

Poucas pessoas conheceram a cantora de perto, mas os mais próximos dizem que Izumi era uma pessoa simples. "Tinha uma personalidade masculina. Chegava em roupas simples, tirava as fotos rapidamente e ia embora", disse um amigo próximo, entrevistado pelo jornal Sankei Sports. Uma das razões pela qual o rosto da cantora é mostrado quase sempre de lado nas capas de Cds é por que ela era tímida.

Izumi foi convidada por uma agência de artistas quando trabalhava de recepcionista para uma empresa. Com um belo rosto e medidas de modelo, participava também em eventos de corrida de carros como race queen. Foi descoberta em um karaokê e convidada a estrear como cantora. A "trajetória de Cinderela", como citam os jornais japoneses, terminou com a morte da cantora, aos 40 anos de idade.

A música do ZARD consolou um Japão desanimado pela explosão da bolha econômica. Seu primeiro sucesso Makenaide (Não se deixe vencer) foi escolhido como tema dos jogos de beisebol estudantis. Depois o grupo lançou temas românticos como Yureru Omoi (Lembranças que vem) e Kitto Wasurenai (Com certeza não vou esquecer). (Fonte: http://www.ipcdigital.com )


Vídeo com reportagem sobre o local ( em japonês)

Um comentário:

I N disse...

Vixi... =(

Li, ouvi, assisti... não entendi a reportagem em nihongo, mas vi td... ai ai...

Tb foi um dos primeiros contatos c/ a música jpop...

... =^_^= ...